o gel de electroforese

A consultar a programação de Serralves, deparei-me com isto:

Nada mais, nada menos, que uma imagem de um gel de electroforese a enfeitar a página de um programa cultural qualquer que não tem nada a ver com electroforese. Aposto que a esmagadora maioria das pessoas que vão aderir ao programa não sabem o que é electroforese e também não vão descobrir lá.

Parecem as barrinhas dos equalizadores (?) dos aparelhos de som.

Será meramente uma questão de estética? Não deixa de ser uma imagem engraçada… Tenho visto muita coisa esteticamente gira desde que comecei a dedicar-me à Biologia. Colónias de fungos ou caixas de tips com determinadas disposições dos lugares vazios. Davam boas fotografias para enfeitar coisas que não têm nada a ver. É o giro do ser giro incluindo esteticamente giro num sentido estanque da esteticogirice, isto é, olhar e ver uma imagem bonita e ela ser bonita pela imagem em si só. (…) Uf. É uma coisa um bocado fútil e cínica, mas dá piada aos dias, porque passamos a vida a ver coisas bonitas em todo o lado, desde que estejamos com os olhos abertos e a focar correctamente.

O que sou eu a partir do momento em que reconheço imeditamente um gel de electrofore perdido no site de Serralves e acho esquisito e me dedico a interpretar o facto?

One thought on “o gel de electroforese

  1. ahahahhaha, encontrei significado neste post. Na semana passada, coloquei para centrifugar 16 amostras numa máquina que pode ser carregada com muitos mais eppendorfs. A minha coordenadora estava ao meu lado e explicava-me como alterar a temperatura, as rpm e o tempo enquanto eu colocava os tubos nos buraquinhos.Ficou ela muito surpreendida por eu ter disposto os tubos fazendo padrão em vez de ter colocado 8 de um lado e 8 do outro. Expliquei-lhe que era para ser original. Ela riu-se, que mais poderia fazer frente a tamanha parvoíce, mas que ficou bonito, lá isso ficou!

Leave a Reply

