leuven – day 1

Parti pelas 10h da Portela. Despedi-me de Lisboa olhando a silhueta das torres da Expo contra um estuário de platina baça, do Sol e da brisa. Depois a quadrícula desordenada dos subúrbios. O Ribatejo estava reluzente da água das últimas chuvas que a terra ainda não gastou. Vi o terreno engelhar-se e escurecer de pinheiro e eucalipto, as autoestradas, as povoações em estrela… até a película translúcida no ar desta Primavera que Fevereiro ainda recusa deixar de me permitir contemplar. Ainda distingo as serras das Beiras negras erguidas entre a neblina coroadas pela alvura da Estrela. E deixo de perceber Portugal, se é que alguma vez percebi…

Além de 28Kg no porão, levo comigo algum medo, alguma angústia, algum entusiasmo, alguma expectativa. Estou tão calma que me estranho, costumo extremar-me mais! Não sei o que me terei dito a mim mesma para não me estar a custar tanto… Agora, de noite, cansada, limitada ao Skype e ao Messenger para estar com quem me faz falta, sinto os milhares de quilómetros. Mas pensei que fosse ser pior… Sim, virão as noites de melancolia terríveis, virá a carência de um abraço, dos cheiros, das vozes vivas… mas acho que este ano e tal sozinha lá em casa me preparou para isto. Ajudarão as visitas, ir a casa na Páscoa e o trabalho que não vai faltar.

A viagem correu bem. Do aeroporto até aqui foram 25minutos (28Kg = taxi da estação para cá). Desfiz a mala e fui duas vezes ao supermercado (a dois diferentes aqui perto) para trazer comida para casa e comprar produtos de higiene. Mas quando vamos a ver uma casa precisa de montes de coisas… detergentes, esfregões, papel higiénico, etc.etc. –> duas viagens e bem carregadinhas! Trouxe também um balde do lixo e umas taças p pôr fruta e usar na cozinha. Felizmente há cá uns tarecos de loiça que dão para desenrascar uns dias. Já preguei coisas na parede, estreei o duche e fiz uma massa com salada para o jantar. Tenho pequeno-almoço para amanhã. Falta ir ao IKEA comprar lençóis, um edredon e umas coisinhas e completar tudo com as encomendas que vão chegar de Portugal. Não consigo pôr a webcam a funcionar, o que me está a irritar solenemente. De resto, tudo em ordem. Acho que vou dormir…

Leave a Reply

