begijnhof

A Groot Begijnhof de Leuven é a maior da Europa e fica aqui na minha rua, a 3min da minha porta. E eu estou aqui desde Fevereiro e nem sequer sabia o que é uma Begijnhof… Resolvido! Ante-ontem fui a uma visita guiada… e fiquei fascinada.
Então não é que em pleno século XIII estas mulheres emanciparam-se? Enviuvadas pelas cruzadas, recusaram-se a escolher um dos dois destinos que lhes estariam reservados: o convento ou ir morar com um parente masculino. Qual quê… Juntaram-se nestas pequenas comunidades, aldeias dentro das cidades, onde viviam independentes, autossustentando-se e até fazendo eleições! Eleições!!! Prosperaram, cresceram, multiplicaram-se…
Tentou-se fazer isto por toda a Europa mas claro que a Igreja não permitiu. Só existem Begijnhofs de Liége a Amsterdam, porque nesta zona (cujo pensamento progressivo, pelos vistos, já vem de longe) elas fizeram um trato com a Igreja. Tinham um certo código de conduta, de vestuário e tal e os padres deixaram-nas em paz.
Não é fixe???

Disse sabiamente a minha mãe depois de eu lhe explicar isto tudo:
“Numa Begijnhof havia muitas baginas.”

Leave a Reply

