la carte

Sinto muito a falta a riqueza culinária portuguesa e de uma cozinha de plenos recursos. Tenho tentado safar-me com o que é mais comum nesta terra a um preço exequível. O que exclui quase todo o peixe (um filete embalado há 3 dias custa 5€), a carne com melhor aspecto e outras coisas que me interessam pouco. Aos fins-de-semana vou tentando inovar qualquer coisa ao almoço… com o que se arranja. O meu objectivo é fazer uma coisa gostosa, saudável e com bom aspecto, um aspecto que me faça sentar-me à mesa e pensar que estou a comer uma refeição como deve de ser, um almoço de sábado/domingo que se preze.
Bom, salmão é o peixe mais barato e estamos na época dos espargos belgas. De modo que eu fui comprar espargos vindos do Perú, que são mais baratos, verdes e vendem-se em menor quantidade. E improvisei. Resultado:

~ salmão com espargos au gratin ~

– Numa frigideira tipo wok refoga-se em azeite cebola e alho picados, pimenta e louro. Quando está au point, abre-se espaço no meio e coloca-se um lombo de salmão temperado com sal a alourar dos dois lados.
– Junta-se tomate sem sementes cortado aos cubos e espargos verdes. Uns minutos depois, junta-se um pouco de vinho branco, mas sem alagar tudo.
– Apura 10 min em lume médio para evaporar o vinho.
– Põe-se tudo num pirex: o lombinho ao meio e os espargos à volta para ter um ar mais pipi. Deita-se um nadinha de leite para encorpar a molhanga e polvinha-se tudo com coentros picados e um bocadinho de queijo da ilha ralado para desenjoar o salmão.
– Vai ao forno (neste caso, micro-ondas super sofisticado) até alourar.
– Serve-se com arroz branco soltinho.

Garanto: ficou óptimo!

Leave a Reply

