(sous le ciel de) paris

De sexta às 12.35 a segunda às 17.25 a minha morada foi a cidade das luzes. (Luzes my ass!! Andámos de barco no Sena até às tantas (com aqueles bilhetes hop-on-hop-off de um dia) à espera de ver um holofotezinho aceso que fosse e nada! Já percebi porque é que os bateaux mouche levam as suas próprias luzes para apontar às margens. Forretas dos franceses pá…)
De Leuven a Paris são 2h, via Brussel com o Thalys. Viagem deslizante pelos campos verdes e pelas vilórias com os seus cemitérios de guerra, mais campas do que casas. Com os pés na Gare du Nord, assediada pela ciganada, esperei pela Luísa que vinha de Lisboa para Orly. O hotel era modesto, na Boulevard Magenta, que é onde o pessoal da periferia se equipa para os casamentos. Nunca vi nada assim…
Corremos os pontos obrigatórios todos (Notre Dame, Louvre, Champs Élysées, etc etc etc etc) e ainda tivemos tempo para o melhor: dispersarmo-nos para o sossego de restaurantes minúsculos esquecidos em Saint Germain de Prés ou na Île St Louis, afundarmo-nos nas lojas hip do Marais, admirar a vista (grátis) do nono andar do Institute du Monde Arabe, apanhar sol num quai à beira rio… e dizer que a Torre Eifel é uma antena feia e que a secção art nouveau do ‘Orsay parece o Vassoureiro.
Anyway, Paris está muito bem marketingzada. E o resultado está à vista: DEMASIADOS turistas. E aquele negócio cego e burro à volta deles e dos símbolos da cidade… Mas acho que conseguimos aproveitar à mesma, não foi Luísa?
Gostei especialmente dos impressionistas do Musée d’Orsay, de deambular pelo Marais e o Quartier Latin e daquela tart fondand que comemos a caminho da Place des Vosges e que nos petrificou de prazer!










Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s