o milagre dos coentros

Versão refeição rápida:
De manhã antes de sair de casa, pega-se num bife/peito de frango, corta-se aos bocados e tempera-se com sal, pimenta, alho e louro. Não sejam cocós: são 3minutos. Deixa-se no frigorífico. À hora do jantar, refoga-se alho e cebola picados em azeite com colorau. Quando estiver tudo naquele ponto que se sabe, junta-se o frango e cogumelos frescos cortados às fatias (chamam-lhe laminados) e vai-se mexendo com jeito até ficar tudo dourado. Junta-se dois tomates pelados e um bocado da respectiva calda e um bocadinho muito modesto de vinho branco. Deixa-se cozinhar. Quando já estiver quase evaporado, estraga-se tudo com um pacote de natas de culinária (light, vá! ou de soja, pronto!). Se as natas teimarem em não espessar, não é nada que uma colher de chá de maizena dissolvida em água fria não resolva. Quando já estiver pronto, desliga-se e juntam-se coentros picados. Mistura-se com massa cozida em água e sal e faz-se a alegria de dois trabalhadores famintos!

Versão sopa:
Pá, fica excelente, juro!
Coze-se grão devidamente túrgido com cebola e alho. Quando já estiver mais ou menos, junta-se mais cebola ainda, batata e cenoura com forretice e courgete. (A minha proporção é 4 cebolas para 2 batatas e 1 cenoura. Mas aceito a fé dos outros.) Quando ninguém estiver a olhar, acrescenta-se um fatreco de chouriço para ir dando gosto. (Para este fim, uso do mais barato e menos vermelho que houver no supermercado.) Infelizmente é preciso juntar sal à mesma. Quando estiver tudo cozido, passa-se com a varinha mágica, com muita paciência para ficar cremoso, não obstante das cascas do grão. (Não esquecer de pôr o chouriço a salvo da varinha.) Depois vai ao lume dar uma fervidela com azeite do bom e um molho de coentros bem atado lá dentro. (Comer os coentros e o chouriço: opcional.)

Versão entradinha:
Salteiam-se uns cogumelos laminados (pronto, disse) com alho migadinho e um pouco de sal (pouco mesmo) em azeite. Quando já tiverem largado a água toda e começado a ficar castanhos, junta-se coentros picados e o sumo dum cuzinho de limão. Dá-se uma voltinha e serve-se quente em cima de fatias de pão branco tostado.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s