quem não tem cão…

Já desisti de tentar sequer roçar a mestria lasanheira das minhas amigas Luna e Marianna, por isso aqui fica a versão tuga…

~ Lasanha de espinafres e ricotta para não-italianos ~

 Cozem-se os espinafres, escorrem-se muito bem e mistura-se com ricotta com um garfo. A proporção é ao gosto… eu gosto de mais ou menos 1 embalagem de ricotta para meio quilo de espinafres quando congelados. Tempera-se com sal fino, pimenta e noz moscada.
Entretanto, mete-se uns dentes de alho inteiros ou esmagados num tachinho com azeite a refogar. Pode-se acrescentar bacon ou fiambre por exemplo… Para a quantidade acima descrita, juntam-se 3 tomates grandes aos bocados e um nadinha de polpa. Leva ainda umas folhas de mangericão e muitos orégãos. Junta-se vinho branco e rectifica-se os temperos. Fica a apurar mas sem perder muita água.
Quando o molho de tomate está pronto, deitam-se lá para dentro umas azeitonas pretas descaroçadas cortadas em quartos.
Numa assadeira, fazem-se camadas sucessivas de folhas de lasanha, molho de tomate, ricotta e espinafres e raspas de parmesão. Na camada cimeira, espalha-se molho de tomate e por cima mozarella ralado. Vai ao forno a tostar… 180ºC chega.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s