stoofvlees falhado

Tentei fazer stoofvlees, ou seja, o estufado de vaca típico aqui da Bélgica. Mas a começar no facto de não ter carne de vaca e a terminar no de não ter a receita certa (inspirei-me nesta), saiu uma coisa completamente falhada. Mas deliciosa!

 ~ como não fazer estufado belga ~

Num prato fundo, misturam-se duas colheres de sopa de farinha de trigo com sal grosso, pimenta preta e cominhos em pó. Seca-se os pedaços de carne de borrego (ou vaca) com papel de cozinha e passa-se cada um em farinha. Num tacho, aquece-se azeite e põe-se a carne a dourar dum lado e outro. Tira-se a carne e guarda-se por perto do lume para não arrefecer.
Ao tacho, junta-se uma cebola pequena picada e pedaços de aipo (um punhado de cubinhos). Covém assegurar que há ainda azeite suficiente no fundo. Quando a cebola estiver refogada, junta-se o que sobrou da farinha e mexe-se até alourar. Junta-se uma colher de sopa de polpa de tomate e envolve-se bem. Devolve-se então a carne à panela e rega-se com cerveja preta (Westmalle trappiste, por exemplo – nada de Guiness, é demasiado amarga!) mas sem alagar completamente. Junta-se louro, meio caldo de carne, uma colher de chá de açúcar e deixa-se levantar fervura. 
Deita-se tudo numa panela de barro tapada (ou tabuleiro com papel de alumínio em cima, à falta de melhor) e vai ao forno médio durante pelo menos meia hora. Quando estiver quase, destapa-se e cobre-se com fatias de pão torrado com emmental (ou mozarella ralado) em cima. Deixa-se o queijo gratinar. Acompanha-se de batata frita.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s