fake kebab

No outro dia vi um programa inglês chamado Economy Gastronomy que pretende ensinar a cozinhar bem e saudavelmente e com orçamentos pequenos. Ou seja, querem incutir bom senso na cozinha das pessoas. Aquando da doutrinação duma casa de estudantes universitários, demonstraram como fazer kebab light e mais barato do que comprado na rua. Este domingo reproduzi a proeza com as inevitáveis alterações. Só tem dois elementos que requerem preparação: a carne e o molho de iogurte.

A xixa: é suposto ser borrego, mas eu fiz com vitelo porque me enganei a ler o rótulo no supermercado. Também serviu! A carne tem de estar cortada aos cubinhos e tempera-se com alho muito picadinho, sal e bué cominhos (em pó). Leva-se uma daquelas frigideiras ou placas de grelhar ao lume e quando estiver bem quente passa-se os cubinhos até ficarem passados ao gosto.

O molho: um iogurte grego dá para uns 6 kebabs. Junta-se um fio de azeite, uma pitada de sal e outra de pimenta, menta e coentros migadinhos e um dente de alho muito muito bem picado. Mistura-se tudo muito bem e deixa-se repousar. Era suposto levar uma pasta de sésamo mas eu não tive tempo de ir aos supermercados dos monhés (sem ofensa) procurar. Pus sementes de sésamo mas não se sentiam.

Come-se com pão de pita ou aquelas tortilhas/fajitas e pickles, cebola roxa e alface migados e rodelas de tomates. É giro pôr as coisas todas em cima da mesa e depois ir fazendo e comendo! É delicioso e muito leve!

2 thoughts on “fake kebab

  1. As sementes de sésamo têm que ser levadas ao lume antes de juntar ao iogurte. E tahini (essa pasta das sementes) também ajuda ao sabor. Parece-me delicioso! Prefiro vitela a borrego.

  2. Aaaahhh não sabia essa de passar as sementes pelo lume… Uma vez vi uma foto no teu FB dum frango com sementes de sésamo e uma molhanga avermelhada e fiquei com o fiozinho da baba a escorrer pelo queixo. Tens de me dar essa receita, por favor!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s