meu querido consulado

Quando acedemos aos websites de várias secções consulares portuguesas, podemo-nos deparar com uma coisa chamada Consulado Virtual, que, passo a citar, “consiste num sistema que, via Internet, permite disponibilizar um conjunto de serviços e informações até agora apenas acessíveis directamente nos postos e secções consulares portugueses.” e supostamente dá para fazer uma data de coisas. Fiquei muito bem impressionada!

Ainda por cima, para fazer a inscrição consular em Bruxelas eles terem um formulário no site para irmos lá a uma dada hora e assim evitar filas e acelerar os serviços. Excelente!

Ora, na impossibilidade de comparecer na marcação que tinha solicitado, liguei para o consulado para pedir desculpa e remarcar. Diz-me o moço, com um risinho, que não há marcações, que é tirar senha e esperar. (Isto já me soou mais Português, já que é sempre assim para tudo, do talho ao notário.) Expliquei que tinha preenchido o formulário na net, ao que ele respondeu: “Ah mas isso não funciona minha senhora… Diz lá que é um consulado virtual, ou seja, se é virtual não existe…”

Pá, nem consegui responder.

Leave a Reply

