progresso e comida

Conheço os rudimentos de uma horta, como por exemplo, como armar os tomateiros, o quão basto se deve semear o feijão, quando é que as cebolas e as abóboras estão prontas a apanhar… Mas não sirvo para ter uma porque não me entendo com a enchada. Para cavar uma horta é preciso ter força e uma espécie de molejo, uma cadência ondulada do pulso ao joelho e depois ao contrário, que eu, tenrinha e desengonçada como uma salsicha em lata, não tenho. Mas prezo muito coisas como ir de pijama e robe apanhar laranjas para espremer para o pequeno almoço, escolher umas folhas de couve para o caldo verde ao jantar e andar à procura de canteiros de salsa para migar para o arroz de tomate. E ir à praça comprar o que me faltar e que um agricultor das redondezas ali vende ou manda vender.

Este tópico chegou-me porque ontem estava a ver num documentário um homem a ir às compras num mercado no norte da Austrália e aquela profusão local de fruta, legumes e peixes deu-me saudades da horta lá da Charneca agora que estou condicionada num apartamento e em plena Europa de peixe velho, laranjinhas embrulhadas em papel, endiviazinhas polidas e uma grande variedade de tubérculos insípidos porque mais nada cresce nestes solos frios. Esta estética de prateleira de supermercado parece que é a apologia do progresso, mas é antes um dos compromissos mais pesados que temos de fazer por ele. Porque estarmos próximos, geografica e activamente, das nossas fontes de alimento é ter qualidade de vida. E digam o que disserem, as batatas querem-se sujas, os tomates querem-se disformes e os ovos, se possível, com restinhos de merda.

Image

(C) Andy Singer

3 thoughts on “progresso e comida

  1. “E digam o que disserem, (…) querem-se sujas, (…) e os ovos, se possível, com restinhos de merda.”

    Tens noção que isto dá para gozar contigo durante os próximos meses, certo?!

    • Ah serranita mas eu sei que tu vês com muita clareza o fundo de verdade das minhas palavras!

      • Serrana… sim, é um facto… mas restinhos de merda nos ovos… discutível, perfeitamente discutível!

Leave a Reply

